reflexão sobre frustração

O dia que o suco acabou | Uma reflexão sobre frustração

Era uma sexta feira, queria um “sextou” de maneira diferente, com uma ida ao parquinho e comer cachorro-quente no calçadão.

Eu e minha filha tínhamos passado a tarde planejando a hora que o papai chegasse do trabalho para irmos juntos.

E de fato fomos, como planejado.
Chegando lá, fui comprar o cachorro quente. Estava com dinheiro (coisa difícil de acontecer, em tempos de pix e picpay, né?), daí já dá para ver que desfecho dessa história vai ser curioso.

Tentei comprar um cachorro quente a mais para facilitar o troco, pois a moça do quiosque não tinha troco e não vendia bebidas.


Mesmo assim não facilitou em nada. Fui no carrinho ao lado para ver se conseguia comprar um suco e assim, trocar o dinheiro, mas não tinha suco, só refrigerante.

Então, depois de variar as alternativas para conseguir comprar um cachorro quente e um suco, pedi cancelamento do pedido. Após avaliação da melhor alternativa: voltar para casa e pedir IFood ou ir à uma lanchonete, fomos à uma lanchonete do bairro.

Pedimos um lanche e sucos. Ufa! Fomos atendidos e pedidos anotados. Minutos depois o atendente volta e nos dá a notícia: não será possível fazer o suco de laranja, o nosso liquidificador quebrou.
Não tinha suco de lata ou garrafa. Pedi uma água, comemos o lanche e fomos para casa.

Mas pensei com meus botões: que estabelecimento é esse que não tem um liquidificador reserva?

Mas o que eu quero com essa história toda?

Sabe aquele dia que tem um planejamento para ser perfeito? Criar memórias boas como recompensa pela semana intensa de trabalho e ter um tempo de qualidade junto em família. Pois é, às vezes ele não sai como planejado.

Os desejos do dia não saem como previsto e somado ao cansaço da semana, não caem bem com as várias tentativas frustradas no programa.


Esses eventos podem ser muito constantes no nosso dia a dia. Saber lidar com a frustração é uma demanda que vem muito no consultório, onde os pais dizem que as crianças não sabem lidar com a frustração.


E é o que acontece se na loja não tem os brinquedos que elas querem, se não pode ir para parquinho porque está chovendo e muitas vezes os pais sentem medo de frustrar seus filhos e tem o objetivo de suprir tudo a qualquer custo. Quando na verdade podemos aproveitar situações do dia a dia para ensinar sobre as reais coisas da vida. Lidar com o que saiu fora do programado não é uma tarefa fácil, mas criar novas estratégias de enfrentamento se torna fundamental.

E como podemos lidar com isso?


Aproveitando a história contada, podemos pensar: “sexta-feira é um dia adequado para sair?”. Quando estamos muito cansados, o mais sensato pode ser descansar (vale refletir com a família ou testar a possibilidade).


Mas já que a iniciativa foi sair, conseguimos mudar os planos e fazer um lanche, mesmo sem suco, conseguimos fazer um lanche.
Foi frustrante encontrar esses desafios, e lidar com as frustrações dos outros, mas no final o objetivo foi alcançado.


É sempre bom refletir se o que fizemos foi uma boa escolha ou não. Agir, testar possibilidades é sempre bom pois nos prepara para outras situações semelhantes no futuro.


Saber lidar com situações que saem fora do nosso controle é fundamental. Não temos controle de tudo. Planejamos e agimos, mas se não der certo precisamos recalcular a rota.


E por aí, já aconteceu situação semelhante? Me conte aqui, vou adorar saber.

Créditos da imagem: Imagem de macrovector no Freepik

One Response

Deixe seu comentário!

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *