Template Dazzling volta as aulas 730x410 - Volta às aulas – Atitudes adequadas

Volta às aulas – Atitudes adequadas

A mudança de rotina na adaptação a novos horários e compromissos, trás significativas mudanças no comportamento de qualquer indivíduo adulto, imagine em uma criança?

E na “volta as aulas” não é diferente. Após um período de quase 60 dias de férias, com horários flexíveis, é hora de voltar à rotina.

A inserção da criança no contexto escolar não é fácil para elas e nem para os pais. Há uma necessidade dos pais de crianças menores deixá-las na escolinha/creche em tempo integral, com isso existe a culpa por ter que se ausentar. O retorno também não é assim tão fácil para os pequenos. Ter horários para realizar as tarefas, acordar cedo, reduzir o tempo nos eletrônicos e nas brincadeiras em casa.

As crianças maiores, de 6 anos por exemplo, já ficam mais animadas com o retorno. Saudade dos amigos, curiosidade pela nova turma ou nova professora.

Atitudes que podem ajudar no retorno é a participação da criança nesse processo, orientando temporalmente que está próximo o dia dela voltar às aulas, que as férias estão acabando. Incluir a criança na compra dos materiais escolares, bem como na preparação (etiquetar, colocar capas, etc).

Aproveite bem o restinho das férias e deixem seus filhos sem culpa. Esse tempo é importante para eles. É aprendizado de como conviver com o diferente, de socializar, de generalizar as regras e comportamentos aprendidos em casa. Converse com os funcionários da escola, crie um ambiente de harmonia entre família e escola. Seu filho irá perceber sua segurança e isso os deixará seguros também. E aproveitem, ainda temos tempo para aproveitar, brincar e abraçar muito nossos pequeninos.

Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *