Pais e filhos regras slider 730x410 - Educação de filhos e as regras

Educação de filhos e as regras

A família é reconhecida como primeiro núcleo social onde as crianças têm as primeiras informações de como é viver em sociedade. Nesse ambiente é que são aprendidas as primeiras regras, as normas de uma “boa educação”. Mas assunto educação deixa alguns pais de cabelo em pé diante das novas propostas de educação.

O modelo de educação que a maioria dos pais atuais foram baseadas em mais coerção e até mesmo por punição física. Porém hoje estamos vivenciando uma educação diferente, pautada na conversa, no estabelecimento de regras, engajando em um modelo mais empático tirando a punição física e os castigos severos de cena.

Os pais as vezes se tentem tão perdidos entre o que aprenderam a fazer ao longo da vida com os pais e avós e o que realmente desejam fazer. Aparece nesse cenário um pai/mãe tornando-se amigo dos filhos e não sabendo onde estabelecer os limites e autoridade.

Uma das tarefas que ajudam nesse sentido são as regras. Elas nos permitem viver com mais harmonia proporcionando um relacionamento adequado entre os membros da família, por exemplo. Entretanto a aplicação das regras de forma inadequada ou sem critérios pode tornar a situação ainda mais complexa. Assim ao estabelecer as regras devemos ter alguns critérios:

  • Pouca regra
  • Flexível
  • Possível de ser cumprida

Quanto maior o número de regra e quanto mais rígida for, aumenta as chances de não serem cumpridas. Ao falar para uma criança pequena “guarde os brinquedos, arrume seu quarto, tome banho e venha comer”, há muitas regras e muitos passos a serem executados e ela não chegará com as tarefas concluídas. É preciso ensiná-la passo a passo, tarefa a tarefa, fazendo junto e criando um contexto que seja prazeroso, elogiando a criança pelo trabalho feito, até que o comportamento seja estabelecido, ou seja, que ela tenha adquirido o repertório de como fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *